Liturgia Diária 23 01 2023

· 3 min read
Liturgia Diária 23 01 2023

acesse o link , o Senhor humilhou a terra de Zabulon e a terra de Neftali; mas recentemente cobriu de glória o caminho do mar, do além-Jordão e da Galileia das nações. 9,1O povo que andava na escuridão viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. 2Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos.




O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel. Liturgia diária da 3ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira, 23 de janeiro de 2023. Salmo de hoje e oração com reflexão do evangelho do dia. Nesse sentido, para que a glória do Senhor aconteça é preciso que se suporte qualquer tipo  de dificuldade ou perseguição, porque nesse caso o caminho está sendo compreendido de modo adequado. Deus recompensa agora e futuramente quem procura viver conforme o ensinamento de seu filho, Jesus.

Reflexão Da Liturgia Deste Domingo Nos Convida A Voltar Para Deus


O Natal é a realização da promessa de Deus para a humanidade, mas de qual promessa estamos falando? As leituras deste 3° domingo do Advento nos ajudam a aprofundar aquilo que Deus prometeu realizar com a vinda de Jesus em nosso meio. Não existe graça maior do que ser corrigido por Deus! Quando não deixamos que Ele nos corrija, deformamo-nos na ignorância e no orgulho, não crescemos nem amadurecemos na fé. O pior é que nos iludimos, achamos que estamos abafando, que somos os melhores e vivemos na ignorância da fé.

  • Jesus recorda a história de Davi para manifestar que o que estava sendo questionado era a fome dos discípulos e não um preceito de Deus.
  • 15Com efeito, temos um sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado.
  • 20Escrevendo estas coisas, afirmo diante de Deus que não estou mentindo.
  • Nas leituras de hoje, compreendemos como que Cristo salva um homem possuído e como que se dá a expulsão daquele que era chamado de Legião, que significa multidão de espíritos e, por consequência, como o poder de Deus o afasta do homem.
  • Ficaram admirados ao ver a segurança com que Pedro e João falavam, pois eram pessoas simples e sem instrução.


É Aquele sobre quem repousa o Espírito e que, com Sua entrega na cruz, precisamente como cordeiro pascal, difunde este mesmo Espírito a todos. Mediante Seus ensinamentos e a graça atuante do Espírito, podemos discernir entre o bem e o mal, e aprender a viver segundo a vontade do Pai.  Da mesma maneira que antigamente o povo hebreu se libertou no Egito pelo sangue do cordeiro pascal, todos nós fomos marcados com o sangue e água de Jesus Cristo que jorraram da Cruz.


Comentário Do Evangelho


Pelo contrário, as atitudes de Jesus não se enquadravam na ideia que João tinha do Messias. Guardar a Palavra é a segunda responsabilidade. Jesus é a Palavra encarnada, é sinal sacramental da face do Pai. Nele aprendemos a enxergar Deus nas atitudes de amor.

  • A teimosia pode ser uma virtude quando a teimosia é um compromisso inabalável com o Evangelho e com a vontade de Deus.
  • De dentro da prisão, João teve liberdade de receber visitas e ficou sabendo das “obras de Jesus”.
  • Mas se formos orgulhosos e continuamente nos recusarmos a admitir nossos erros, então também somos potencialmente culpados de um pecado contra o Espírito Santo.
  • / Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, / porque de modo admirável me formastes!